ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent Dr. Gustavo Morales · Exames e Procedimentos · Sonda de Gastrostomia Endoscópica (PEG) / Sondas Alimentares

Exames e Procedimentos Sonda de Gastrostomia Endoscópica (PEG)

A sonda de Gastrostomia Endoscópica (PEG) é uma sonda de alimentação enteral colocada pela parede abdominal do paciente até a luz do estômago com o auxílio de um aparelho de endoscopia.

A sonda PEG está indicada para pacientes que perderam, provisória ou definitivamente, a capacidade de se alimentar pela boca (via oral). Muito comum em pacientes com sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), após TCE (traumatismo crânio encefálico), em pacientes com demência progressiva (Alzheimer e Parkinson), em pacientes com ELA (esclerose lateral amiotrófica), em pacientes com pneumonias aspirativas quando do uso de SNE (sonda nasoenteral) e em pacientes graves de UTI com necessidade de internação prolongada.

A Sonda PEG, quando comparada a sonda nasoenteral (SNE) comum que permeia o nariz, apresenta a grande vantagem de não machucar todo o revestimento interno da nasofaringe, orofaringe e corpo esofagiano, diminuindo inclusive o risco de aspirações pulmonares associadas à pneumonia. São mais calibrosas atingindo diâmetros de 24 french (8mm) e vão direto da parede abdominal até o estômago. Duram, em média, 18 meses podendo atingir 2-3anos se bem cuidadas.

Existem vários modelos e marcas de sondas alimentares do tipo PEG, com diâmetros variados, durabilidade distinta, com dispositivos de ancoragem interna (fixação) no estômago diferentes (boton, balonete), com alimentação exclusivamente gástrica ou com prolongamento jejunal para quem tem gastroparesia, e até sem carrapicho externo em termos de estética, podendo o médico individualizar sua terapêutica para cada caso clínico.

A colocação da sonda PEG se dá através de uma pequena incisão na pele do abdômen superior do paciente por onde a sonda passa em direção ao estômago sendo fixada no mesmo com o auxílio do aparelho de endoscopia. Esse procedimento é realizado no setor de endoscopia do hospital sob vigilância anestésica (sedação feita pelo médico anestesista), anestesia local da pele e antibioticoterapia para evitar infecção. Não necessita de internação hospitalar e o procedimento endoscópico dura em média 30 minutos.

Agendamento

Consultas

Confira os locais de atendimento

Exames

Para sua segurança, todos os exames são realizados em ambiente hospitalar