ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent Dr. Gustavo Morales · Patologias · Gastrite

Patologias Gastrite

A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, quando aparece de forma abrupta e dura pouco, ou crônica, quando se instala aos poucos e leva muito tempo para ser diagnosticada e tratada.

Existem muitos agentes agressores ao estômago que geram uma resposta inflamatória consequente. As causas mais frequentes são citadas abaixo. Cabe ressaltar que alguns pacientes podem ter mais de uma causa agindo concomitantemente.

  • Efeito colateral de medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios, miorrelaxantes de ação periférica e corticosteroides;
  • Infecção pela bactéria H. Pylori (de grande relevância no nosso meio e a principal causa);
  • Consumo abusivo de sal na forma de enlatados, embutidos e carnes conservadas na salmora;
  • Consumo abusivo de defumados pelo elevado nível de nitrosaminas;
  • Consumo do álcool (atenção especial aos destilados);
  • Hábito de fumar;
  • Gastrite autoimune - ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo.

Os pacientes com gastrite apresentam dor epigástrica de intensidade variada, indigestão, sensação de estufamento, perda de apetite, náuseas e vômitos. Emagrecimento e presença de sangue nas fezes e/ou
no vômito são sinais de gravidade e necessitam de pronta investigação.

O diagnóstico padrão ouro é a realização de endoscopia digestiva alta (EDA) com biópsias gástricas seriadas para exame anatomopatológico. Ele nos mostra a intensidade do processo inflamatório e, também, a sua causa. É fundamental a pesquisa do Helicobater Pylori nos fragmentos de biópsia.

O tratamento baseia-se na causa da gastrite. Erradicação do Helicobacter Pylori com o uso de antibióticos adequados quando esse se faz presente. Uso de inibidores da bomba de prótons para controle o processo inflamatório e nos usuários de drogas anti-inflamatórias com frequência. Mudança de hábitos de vida, com controle e higienização dos alimentos ingeridos, dando prioridade ao consumo de produtos frescos, evitando com isso defumados, enlatados e os embutidos. Reduzir o consumo de álcool e cessar o tabagismo também são medidas prioritárias.

Agendamento

Consultas

Confira os locais de atendimento

Exames

Para sua segurança, todos os exames são realizados em ambiente hospitalar