Patologias Doença Inflamatória Intestinal

Também conhecida como “DII” é uma doença autoimune que produz inflamação crônica do trato digestivo.

Os tipos mais comuns de DII:

• Colite Ulcerativa:
    Esta condição provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso acometendo sempre o reto e proximalmente graus variados de extensão do cólon.
  • Doença de Crohn:
    caracterizada pela inflamação de qualquer segmento do trato gastrointestinal e que, muitas vezes, se espalha profundamente nos tecidos afetados. Sua área de predileção é o intestino delgado chamado íleo distal.

Tanto a colite ulcerativa, quanto a doença de Crohn têm como sintomas comuns a alteração do hábito intestinal, dor abdominal, fadiga e perda de peso. Diarreia e sangue nas fezes são sinais de alerta.

A DII pode ser debilitante e, por vezes, levar a complicações graves se não for corretamente manejada incluindo a maior chance de desenvolver câncer de intestino grosso.

Alguns fatores de risco e características da DII são:

• Idade (tem dois picos de incidência - adolescente/adultos jovens e idade acima dos 60 anos);
  • Histórico familiar;
  • Tabagismo (na Doença de Crohn);
  • O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem exarcerbar a DII;
  • Dieta rica em gorduras, alimentos refinados, processados e ultraprocessados podem agravar a doença;
  • Grande exposição a antibióticos modificam a microbiota protetora do intestino piorando a DII.

O diagnóstico precoce da DII, através de exames laboratoriais (hemograma e proteínas de fase aguda de inflamação), exames de endoscopia digestiva alta e principalmente colonoscopia (padrão ouro), e o seu correto tratamento, mudam a história natural da doença melhorando em muito a sua morbimortalidade.