ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent Dr. Gustavo Morales · Obesidade · Balão Intragástrico

Obesidade Balão Intragástrico

Os números crescentes de pessoas com sobrepeso e obesidade revelam a necessidade de alertarmos a população para os maiores riscos de se desenvolver outras doenças associadas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e, inclusive, câncer. Além disso, também é necessário reforçar que o excesso de peso pode desencadear problemas emocionais potencialmente graves.

Por ser uma doença multifatorial, o tratamento multidisciplinar é sempre a melhor escolha.

A Obesidade precisa ser enfrentada com seriedade e comprometimento e é fundamental que os pacientes sejam acolhidos e que as estratégias terapêuticas sejam bem discutidas no intuito de se obter os melhores resultados possíveis. A procura pelo tratamento da obesidade através da colocação do balão intragástrico é cada vez maior e muitos pacientes perguntam sobre o resultado desse tratamento.

O que é o balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um dispositivo arredondado desenvolvido com material de silicone resistente ao ácido clorídrico que é colocado dentro do estômago de pacientes obesos por meio de exame de endoscopia digestiva alta.

Como Funciona?

O Balão Intragástrico é um dispositivo arredondado de silicone, resistente ao ácido do estômago, colocado por via endoscópica. Possui tecnologia para ficar no estômago dos pacientes por 12 meses, com a possibilidade de ajustarmos seu volume nesse período.

É um método rápido e eficaz de emagrecimento em curto espaço de tempo. Apresenta um componente restritivo, impedindo que os pacientes consigam ingerir grandes volumes de alimentos assim como um mecanismo neuronal em que a musculatura do estômago, distendida, sinaliza ao cérebro saciedade precoce.

Tanto a colocação, quanto a retirada do Balão Intragástrico são feitas de forma ambulatorial, diretamente no setor de endoscopia do hospital sem necessidade de bloco cirúrgico. Não há incisão ou risco de sangramento. O paciente acorda, recebe hidratação e medicamentos protocolares antes da alta que se dá em algumas horas.

A perda de peso induzida pelo Balão Intragástrico vem aumentando nos últimos anos. Perdas de 20, 30 e até 40kg são esperadas, dependendo do peso inicial, da adesão à equipe multidisciplinar (nutrologia e saúde mental) e da conscientização da importância da atividade física.

Etapas do tratamento com balão intragástrico

  1. Avaliação com o seu médico
    Consulta inicial com avaliação do seu histórico e exame clínico para considerar a indicação de uso do balão intragástrico como método de emagrecimento.
  2. Exame clínicos e laboratoriais
    Após a consulta, o médico solicitará exames para garantir a sua segurança.
  3. Avaliação com nutrólogo
    Para assegurar boa adaptação com o balão através de dieta específica, necessária para esse procedimento, e trabalhar com emagrecimento adequado e saudável para que o paciente mantenha o bem estar, assim como prepará-lo, ao longo de todo o tratamento, para a manutenção da perda de peso após a retirada do balão.
  4. Colocação do balão intragástrico
    Assim que o paciente for liberado para o tratamento, agenda-se a colocação do balão intragástrico por meio de um procedimento ambulatorial simples e sem cirurgia: a endoscopia.
  5. Ajuste do balão, via endoscopia
    Após a completa adaptação do paciente, o médico pode aumentar o volume aos poucos, garantindo um emagrecimento gradual e progressivo.
  6. Retirada do Balão
    Após 12 meses (ou menos) de tratamento, chega o momento da retirada do balão. O procedimento é também feito por endoscopia, e leva 20 minutos.
  7. Manutenção do Peso
    Para que os resultados do balão intragástrico perdurem, é preciso que você mantenha os novos hábitos adquiridos ao longo do tratamento. Prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada e saúde mental em dia são as chaves ideais para uma vida com mais qualidade e saúde.

O balão faz a pessoa perder quantos quilos?

O balão, no estômago, ocupa um determinado espaço, fazendo com que a pessoa se sinta saciada e, dessa forma, ingira uma menor quantidade de alimentos. Assim, há uma diminuição importante no consumo de calorias e, consequentemente, a perda de peso ocorre.

Ainda sim, é muito importante que se trabalhe com reeducação alimentar do paciente, além da prática de atividades físicas. Dieta individualizada, prescrita pela nutrologia se faz necessária.

A discrepância de perda de peso para quem segue o protocolo nutricional é evidente nos estudos. Quem segue estas recomendações perde acima de 20% do peso inicial contrastado com apenas 10% do grupo sem adesão.

O paciente volta a engordar após a retirada do balão?

O Balão Intragástrico é um excelente recurso que temos para proporcionar ao paciente para uma importante perda de peso. Sobre voltar a engordar após a retirada, a melhor resposta é: depende.

As pessoas que têm reganho de peso após o tratamento com balão intragástrico geralmente são aquelas que não aderiram às mudanças de hábitos necessárias para a manutenção da perda. É por isso que falamos tanto sobre a importância de adquirir novos hábitos ao longo do período em que se está com o balão. Já é comprovado que aqueles pacientes que se mantêm em acompanhamento nutricional e praticando exercícios físicos são os que melhores e mais duradouros resultados obtêm.

Quais os hábitos que precisam ser mudados?

O Balão Intragástrico tem um papel fundamental no processo ao fazer com que o paciente diminua consideravelmente sua ingestão, ainda mais agora com os balões de 1 ano e não mais 6 meses. Paralelamente a isso, a adequação da dieta permite que o emagrecimento seja saudável e que o paciente incorpore novos hábitos para a manutenção da perda de peso após a retirada do balão. Da mesma forma, a atividade física regular melhora sobremaneira os resultados.

Transformar a relação que se tem com a comida é o primeiro passo para iniciar um processo de reeducação alimentar. Saber comer bem, de forma balanceada e na quantidade certa evitará o ganho de peso após a retirada do balão. Quando se trabalha a alimentação, o corpo e a mente, durante todo o tratamento, evita-se o ganho de peso após a retirada do balão. Dessa forma, o grau de satisfação do paciente o estimula a manter-se cada vez melhor.

Agendamento

Consultas

Confira os locais de atendimento

Exames

Para sua segurança, todos os exames são realizados em ambiente hospitalar