Patologias Esofagites Infecciosas

A esofagite infecciosa é uma inflamação secundária a um processo infeccioso que atinge o esôfago, causando dores no peito e dificuldade para engolir. Ela pode ser causada por infecção viral, bacteriana ou fúngica.

Importantíssimo sabermos das condições clínicas dos nossos pacientes, em termos de saúde imunológica, uma vez que tais infecções são geralmente oportunísticas.

Doenças sistêmicas descompensadas como Diabete Melito, insuficiência renal crônica, SIDA e cirrose devem ser afastadas. Pacientes em tratamento oncológico também são suscetíveis, assim como aqueles que usam drogas imunossupressoras e corticosteróides como nos grupos dos transplantados e doenças auto-imunes.

Os sintomas mais associados são: dor no peito ou ao engolir (odinofagia), queimação (azia), dificuldade de engolir (disfagia) e produção excessiva de saliva (sialorréia). Outros sintomas que podem estar presentes são emagrecimento, náuseas, vômitos e engasgos. Lesões satélites na boca também são comuns de aparecer.

As principais infecções a serem consideradas são: candidíase esofagiana (famoso sapinho), esofagite por herpes e por citomegalovírus.

O diagnóstico padrão ouro se dá através da realização de exame de Endoscopia Digestiva Alta com biópsias e/ou escovados das lesões para exame anátomo e citopatógico.