Patologias Helicobacter Pylori

O Helicobater Pylori (Hp) é uma bactéria, em forma de bacilo com flagelos em umas das extremidades, responsável pela grande maioria de casos de gastrite, úlceras gástricas e duodenais e tumores malignos do estômago como o linfoma e o adenocarcinoma. A transmissão se dá através da ingesta de água e alimentos contaminados.

Foi descoberta em 1982 por dois médicos australianos (Marshall e Warren) como sendo a grande responsável pelas causas de gastrites no mundo antes creditadas a questões emocionais. Até hoje ouvimos os termos "gastrite nervosa" ou "úlcera de estresse". Agora sabemos que a gastrite é uma doença infecciosa causada por essa bactéria. A descoberta dos colegas foi tão importante que 23 anos após, em 2005, eles foram contemplados com o prêmio Nobel de Medicina.

O H. Pylori é responsável também por uma série de mutações na mucosa do estômago, levando à carcinogênese ou formação do câncer. Por isso, o diagnóstico precoce dessa bactéria, feito por Endoscopia Digestiva Alta (EDA), é tão importante. A EDA nos mostra se o paciente tem ou não a bactéria, qual o grau de inflamação da mucosa e se já encontramos alterações microscópicas (celulares) de lesões precursoras do câncer gástrico como atrofia, metaplasia intestinal e displasia, nessa ordem de gravidade.

Cabe ressaltar que o tratamento com antibióticos é efetivo para erradicar o Helicobacter Pylori. A decisão sobre quais antibióticos serão administrados e por quanto tempo vai depender de variáveis de cada região e da resistência antimicrobiana.

Não restam dúvidas que há necessidade da prevenção primária com medidas de higiene, uso de água filtrada, lavagem de frutas e verduras e diagnóstico precoce nos pacientes sintomáticos através da realização do exame endoscópico.